Aprenda a liquidar elas pela raiz!
Por Finnancas.com
Siga os passos a seguir para organizar e eliminar suas dívidas.
Quer aprender a programar mas não saber por onde começar? Conheça os melhores cursos de investimento do mercado. Clique no link abaixo!
Liste todas as suas dívidas e despesas mensais. Inclua valores, juros e datas de vencimento. Por exemplo, considere o aluguel, o cartão de crédito e os empréstimos.
Defina um valor mensal que você pode pagar sem comprometer suas necessidades básicas. Priorize dívidas com juros altos.
Entre em contato com os credores para renegociar prazos e juros. Por exemplo, peça uma redução de juros no financiamento do carro ou uma extensão no prazo de pagamento.
Procure trabalhos extras, como freelances ou venda de produtos. Por exemplo, ofereça serviços de consultoria ou venda itens artesanais para ganhar dinheiro adicional.
Planeje suas compras, evite impulsos e guarde parte da renda. Por exemplo, faça listas de compras e poupe regularmente para evitar endividamento futuro.
Revise seu orçamento e elimine despesas supérfluas. Por exemplo, cancele assinaturas de serviços que não usa e reduza refeições fora de casa.
Use aplicativos de controle financeiro e planilhas para organizar suas finanças. Por exemplo, apps como Mobills ou planilhas no Excel ajudam a monitorar gastos e dívidas.